caópolis.


Como Fazer Ambigramas (Parte 1)
20/06/2009, 13:48
Filed under: Ambigramas | Tags: , ,

As estatísticas deste blog têm indicado que o que mais atrai visitantes para cá são os ambigramas, especialmente pesquisas sobre “como fazer ambigramas”… Darei o que querem então.

Há a maneira fácil, que é usando geradores automáticos, como o FlipScript, o Ambimatic, e outros. Se isto bastar para você, ok, não precisa ler o resto deste post, pois a seguir iniciarei uma série de tutoriais sobre como fazer ambigramas.

Pretendo fazer um vídeo em breve, mas por ora vou dar algumas “bases teóricas”, e no final do post farei a análise completa de um dos meus ambigramas.

LIÇÃO I – Fazer um ambigrama (de qualquer tipo) sempre consiste em escrever duas ou mais palavras ao mesmo tempo.

Vamos refletir sobre o que acabei de falar… O que é escrever uma palavra? É torná-la legível para você e para os outros. Enquanto ela estiver na sua cabeça, ou escrita em um garrancho que até você tem dificuldade para entender, não pode ser devidamente lida, e não foi, portanto, devidamente escrita. Exceto no caso de médicos e crianças com menos de 6 anos, escrever palavras legíveis não é uma tarefa difícil.

Mas escrever duas (ou mais) ao mesmo tempo… Pode ser até impossível… Cada ambigrama é um achado, uma pedra preciosa, pois nem sempre é possível pegar duas palavras e fazer um ambigrama. A propósito, alguns devem estar achando estranho eu falar que todo ambigrama consiste em escrever duas ou mais palavras ao mesmo tempo, afinal, há ambigramas como:

Caópolis/Caópolis

caópolis

e Reflexo/Reflexo

reflexo

Acontece que para fazer ambigramas como o caópolis/caópolis, eu tenho que escrever a “palavra” caóp e ao mesmo tempo me preocupar se estou escrevendo direito também a “palavra” pólis ao girar o papel, e depois escrevo pólis de forma a parecer caóp, o que na verdade já está feito, é só “girar” a primeira parte e juntar. Esse tipo de ambigrama, chamado “simétrico”, é o mais fácil de se fazer e o com mais chances de dar certo. Tente fazer com seu nome, é um bom começo ;). No caso do ambigrama reflexo/reflexo, tive que escrever refl e lexo simultaneamente, com a diferença de que, em vez de girar para ver a outra leitura, eu consultava um espelho. Também é um ambigrama simétrico, mas é um tipo mais difícil de se fazer (imagino que tudo isso ficará claro quando eu fizer o vídeo).

Quando digo “escrever duas ou mais palavras ao mesmo tempo”, portanto, quero dizer “preocupar-se em gerar duas ou mais leituras para um mesmo elemento gráfico”. E como fazer isso? Certamente não há regras, mas posso dar algumas dicas. A primeira que darei é a mais óbvia: fazer com que cada letra se pareça com outra quando girada, refletida, etc. Embora raramente funcione 100%, já que precisa que as duas palavras tenham a mesma quantidade de letras, quase sempre é aplicada à maior parte da maior parte dos ambigramas, então definitivamente é o conceito mais importante por trás da criação desses. Se eu fosse enunciar esse conceito, eu diria: “Deve-se desenhar uma letra de modo que ela não se pareça completamente com ela mesma nem com a outra desejada, mas se pareça o suficiente com as duas”.

Para demonstrar tudo isso, analisarei um ambigrama meu onde esse conceito se aplicou integralmente:

verdade/mentira

Vejamos a primeira letra de verdade (e última de mentira):

v-a

O V já se parece com o A de cabeça para baixo. A única diferença é o traço do A, então tratei de amenizar essa diferença (o que talvez nem fosse necessário) colocando esse traço bem para cima no A e o deixando um pouco inclinado. Vamos para a próxima:

e-r

O E é o melhor amigo de quem faz ambigramas. Na maioria das vezes é só adicionar três “espinhos” à esquerda de uma letra, e quando girar ela vai parecer um E, e foi basicamente o que fiz com esse R. Também tentei deixar o R meio aberto e estreito, para não atrapalhar o E.

r-i

Regra geral quando quiser que uma letra se pareça com um I ao ser girada em 180º: faça a letra o mais estreita possível, e ponha um ponto embaixo dela. Quando girar, *plim*, vira um I =). Foi o que fiz aqui.

d-t

Aqui eu alonguei algumas partes do T para dar forma a um D quando girado. A aparência de “machado” que esse T tem é só uma mania estética minha xP, embora tenha servido para acentuar a forma de D, e também a do R do caractere anterior, que estava com a perna curta para se parecer mais com um I ao girar (vejam no ambigrama para entender).

a-n

O N é uma letra problemática, porque quando girado continua parecendo um N. Solução (neste caso)? “Atrofiei” a perna dele que não era aproveitada do A.

d-e

Novamente nosso amiguinho E. Só fiz “envergá-lo” um pouco e esticar umas pernas para parecer um D quando girado.

e-m

O M geralmente é problemático, mas como o E é moleza, acabou não sendo tão difícil juntar um ao outro. O resultado não ficou maravilhoso, mas como o resto das duas palavras já está bem legível, dá até pra “subentender” essa letra, por mais deformada que ela fique.

Concluindo esta lição… Um ambigrama tem tudo a ver com o resultado final e pouco com cada letra. Se a pessoa olhar por alto para o ambigrama e ler “verdade” e depois, girando, ler “mentira”, não importa se um N não está parecendo muito um N ou se um X não parece muito um X, é a leitura das palavras que importa, e as palavras não precisam estar escritas perfeitamente para serem lidas, prova disso são as várias caligrafias legíveis que uma pessoa pode usar para escrever, e as várias e diferentes fontes de texto ( Times New Roman, Old English Text…) usadas em computadores…

Espero ter ajudado =D. Outras lições virão.

————————-

Veja aqui a parte 2.

Anúncios

33 Comentários so far
Deixe um comentário

Olá….
eu adorei esse lance de Ambigrama e gostaria de fazer um com o meu nome, Brenda, 😀
será que vocês podem me ajudar???
des de já obrigado….

Comentário por Brenda

Porreiro!

Comentário por Johnny

Por favor, colega… consegui do meu nome apenas o
“A” e o “N”, travei no “L” e no “A” …
My name is ALAN… sera que pode me dar uma força…
Abraço…

Comentário por Carlos Alän

Ola!
Gostei muito dos ambigaramas também gostaria de escrever meu nome em ambigrama vc tem algum modelo de alfabeto aia pra poder me mandar via email.
Muito obrigado!

Comentário por Givago

muito legal vc dividir essa habilidade com quem não tem!
procuro há tempos ambigrama com os nomes Paula/ Flavia e outro com
Lorant/Regina
se vc puder me ajudar vou ser muito grata com essas futuras tattos nos meus pulsos…
se não der ,me de uma dica .
valeu!
cris

Comentário por cristiane

olá, me amarro nessas escritas diferentes, gostatia de saber se tem como fazer um ambigrama com o meu nome, que é bem diferente ROANN,

Comentário por roann

Oiiiii

Adorei faz o maior tempão q eu tava procurando com fazer ambigrama…..

Me ajuda ai com meu NAYARA

vlw

Comentário por Nayara

Espero mais dicas em dezembro,acho muito legal fazer ambigramas.

Comentário por Robson

gostaria de saber se você poderia me ajudar com os nomes Eduardo e Katia, para tatuagem especial

Comentário por Francisco Eduardo

adorei, só acho que vai ser um pouco dificil escrever meu nome rs. Christian, será que da pra escrever ele ?

Comentário por Christian

Amei .. queriaa um ambigrama do meu nome . Seria possivel : THIARA .. Obrigado Abraços

Comentário por Thiara

ola alguem ai poderia me ajudar gostaria de escrever com o ambigrama a palavra familia alguem pode me ajudar

Comentário por Milton

Gostaria muito de saber como escrever ambigramas em geral. A começar pelo nome. Será que dá?

Desde já obrigada..
At,
Ivy Karoline

Comentário por Ivy Karoline

Adorei essa parada de ambigramas, e gostaria de saber se é possível fazer com o meu sobrenome? para eu poder fazer uma tatuagem! Meu sobrenome é DUTRA, muito obrigado, aguardo resposta, Atenciosamente Anderson!!!

Comentário por Anderson Dutra

Ooooiie! Adoorei esses ambigramas, muuito legais! Queria saber se é possivel escrever Camila num ambigrama! Queriiaa muuito, Obrigada =D

Comentário por Camila

oi…

Qeria saber se é possivel falarmos por msn sobre uma ideia que tive, mas não sei fazer ambigramas…

Diz qlq coisa…. Obrigado =)

Comentário por Sara

Oi!

Adorei, eu sempre quis fazer um ambigrama com meu nome, que é grande, mas por sorte meu sobrenome tem o mesmo número de letras do meu nome: 8. Valeu pela ajuda, vou me esforçar pra tentar fazer.

Scarlett Lauriano.

Comentário por Scarlett

“Gostaria de uma pequena forçinha no meu nome Cazuza…!obg.

Comentário por CAZUZA

oi cara eu eu alguns amigos estamos montando uma fraternidade , e gostaria de criar um ambigrama com o nome dessa sera que rola de vc dar uma força? o nome eh consilio

Comentário por fernando

Passando aqui só pra avisar que costumo responder aos comentários deste post por e-mail, pra que ninguém pense que abandono isto aqui… Embora nos últimos meses eu de fato não tenha feito a maioria dos ambigramas que me pediram (nem mandado e-mails de resposta a esses pedidos) … Por causa do vestibular e das férias subsequentes nas quais descansei de qualquer obrigação. Mas prometo que farei neste final de semana todos que ainda não fiz, mesmo que os solicitantes já tenham resolvido seus problemas ambigramáticos…

Comentário por Victor

Cara, parabéns, você manda muito bem !
mas eu to com um puta dilema que nem o Dan Brown conseguirá resolver, rsrs
eu gostaria de tatuar os nomes do meu pai e da minha mãe, exatamente assim, em forma de ambigrama, porém as letras não batem, é quase impossível, e além do mais há uma letra a mais em um dos nomes. Já fiz de tudo, mas eu não tive competência..
Os nomes são: Miguel e Adriana.
será que você não pode me dar uma ajudinha ?
rsrs
Obrigado.

Comentário por Meul

Pronto, consegui fazer todos os pedidos, agora só falta vetorizar pra ficar bonitinho, até o fim do dia devo enviar a todos, e postar no blog… E em breve (no máximo no próximo final de semana) lançarei a parte 2 de “Como fazer ambigramas”…

P.S.: Mudança de planos… Tenho prova segunda-feira e um churrasco amanhã, vai demorar um pouco mais para eu terminar tudo… Mas vou enviando individualmente os que eu for terminando.

P.P.S.: Tudo pronto e enviado a todos.

Comentário por Victor

adorei fazer um obigrama
o meu ficou muito legal!!!!!!!!
bjssssssss
**niinah**

Comentário por niiinah

Olá, gostei muitissimo desses ambigramas. Eu gostaria de um com o meu nome! Seria possivel? É Carolina ou só Carol. Agradeço desde já. Um abraço ;D

Comentário por Carolina

todo mundo aki só sabe pedir… pedir…
bando de parasitas sugadores de blog
sugadores de escritores,

“ao blog”
“parabens pela “matéria”
nao é original, mas vai ser intessante sempre.

Comentário por eu

Brother,
Gostaria de um help seu. Queria o alfabeto em ambigrama pra escrver meu nome: Gabriel. Quero colocar no orkut pra ficar bonito, fazer inveja nos colegas.

Desde já , abraços.

Comentário por Gabriel

cara sempre quis saber como se faz um ambigrama agora que sei posso criar meu e ainda zuar com uns amigos fazendo segredos com o que escrevo vai ser muito divertido obrigado pela ajuda valeu.

Comentário por alberto

cara vc eh um bozo

Comentário por Thais

Gostei muitissimo de fazer este ambigrama, adorei conseguir escrever algumas palavras de um livro que estava lendo justamente sobre isso!!!!!!!!!!

Comentário por Thais

Fiz um Anagrama com meu nome(Isadora).
Foi super dificil e nen ficou legal,porque não deu pra fazer o R igual ao S.Sera que dava pra dar umas dicas que eu quero fazer uma tatto mais o que eu fiz não ficou legal

Comentário por Isadora

puxa muito loko sera que vcs poderiam me mandar um ambigrama com meu nome e sobrenome agradeceria muito

Comentário por will slaves

Parabens pelo artigo. Adorei!
Muito esclarecedor.
Valeu a dedicaçao!

Comentário por Annabela

Ola gostaria de saber como escrevo o meu nome e sobrenome em ambigrama…desde ja agradeço…
bjsss

Comentário por sabiny loreti




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: