caópolis.


Retrato de Jan Švankmajer
07/06/2009, 21:48
Filed under: Desenhos e Pinturas | Tags: , , , , , , ,

Já falei do artista plástico, animador e diretor tcheco Jan Švankmajer por aqui. Esta pintura de agora não precisava ser um retrato dele, já que o aspecto mais interessante dela (a mudança de aparência se vista com material translúcido azul) independe disso, mas resolvi homenageá-lo, por ser muito fã do seu trabalho, além de que a “mensagem” desta obra acaba tendo um bocado a ver com a arte dele.

A verdade é que acabo também “homenageando” indiretamente vários amigos com esse desenho. Fabiana Peixoto, por ter me mostrado algumas imagens estereoscópicas há não muito tempo, o que certamente incubou na minha mente idéias como a dessa pintura. Clara Percílio, por ter me apresentado o trabalho de Jan Švankmajer e, principalmente, por ter me feito ter contato pela primeira vez com a máxima “A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso”, que consiste mais ou menos na mensagem desta obra. Por fim, o meu grande amigo Arthur Soares, e seu blog A Insanidade, cujo nome acabei vendo enquanto pensava no que escrever no desenho (minha idéia inicial era escrever alguma coisa em tcheco, talvez Šílení mas a vista do blog me deu a idéia do insanidade/sanidade). Eis a obra (preciso dizer que está melhor no original do que na versão escaneada?):

Retrato de Jan Švankmajer

Aqui eu tentei simular como a obra seria vista através de um material translúcido (acetato, papel celofane, etc) azul.

Retrato de Jan Švankmajer (alternativo)

Nas imagens seguintes eu mostro o “visor” improvisado que fiz para se ver o desenho alterado. Está escrito “sucesso” nele para fazer referência à frase “A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso“, já que, através do “visor azul do sucesso”, Svankmajer não é mais visto com uma expressão louca, e, onde se lia “insanidade“, lê-sê “sanidade“.

Retrato de Jan Švankmajer (com visor)
Retrato de Jan Švankmajer (com visor)

Obs.: Dependendo do material translúcido azul utilizado, pode ser necessário ver através de duas camadas desse material para se obter o efeito desejado.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Genial… cara, mesmo que eu soubesse pintar/desenhar, eu nunca ia ter uma idéia dessas, muito bom MESMO 😀

Comentário por Arthur

Olá.
Fiquei realmente impressionado com tamanha beleza e sensibilidade ao produzir duas figuras extremamente expressivas. Tenho um grupo de teatro e estou montando um espetáculo chamado “O Ranger dos Dentes” com poesias sobre a loucura, a insanidade, o amor e o ódio. Com músicas do Nirvana e Pearl Jam. Gostaria de saber se vc me autorizaria em reproduzir essas obras para servir de cenário ao meu espetáculo. O espetáculo é alternativo e pretendo aprsentá-lo em um museu que existe aqui na cidade. Agradeceria se vc entrasse em contato. Grato!

Comentário por Fabiano Muniz




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: