caópolis.


Retrato de Jan Švankmajer
07/06/2009, 21:48
Filed under: Desenhos e Pinturas | Tags: , , , , , , ,

Já falei do artista plástico, animador e diretor tcheco Jan Švankmajer por aqui. Esta pintura de agora não precisava ser um retrato dele, já que o aspecto mais interessante dela (a mudança de aparência se vista com material translúcido azul) independe disso, mas resolvi homenageá-lo, por ser muito fã do seu trabalho, além de que a “mensagem” desta obra acaba tendo um bocado a ver com a arte dele.

A verdade é que acabo também “homenageando” indiretamente vários amigos com esse desenho. Fabiana Peixoto, por ter me mostrado algumas imagens estereoscópicas há não muito tempo, o que certamente incubou na minha mente idéias como a dessa pintura. Clara Percílio, por ter me apresentado o trabalho de Jan Švankmajer e, principalmente, por ter me feito ter contato pela primeira vez com a máxima “A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso”, que consiste mais ou menos na mensagem desta obra. Por fim, o meu grande amigo Arthur Soares, e seu blog A Insanidade, cujo nome acabei vendo enquanto pensava no que escrever no desenho (minha idéia inicial era escrever alguma coisa em tcheco, talvez Šílení mas a vista do blog me deu a idéia do insanidade/sanidade). Eis a obra (preciso dizer que está melhor no original do que na versão escaneada?):

Retrato de Jan Švankmajer

Aqui eu tentei simular como a obra seria vista através de um material translúcido (acetato, papel celofane, etc) azul.

Retrato de Jan Švankmajer (alternativo)

Nas imagens seguintes eu mostro o “visor” improvisado que fiz para se ver o desenho alterado. Está escrito “sucesso” nele para fazer referência à frase “A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso“, já que, através do “visor azul do sucesso”, Svankmajer não é mais visto com uma expressão louca, e, onde se lia “insanidade“, lê-sê “sanidade“.

Retrato de Jan Švankmajer (com visor)
Retrato de Jan Švankmajer (com visor)

Obs.: Dependendo do material translúcido azul utilizado, pode ser necessário ver através de duas camadas desse material para se obter o efeito desejado.

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Genial… cara, mesmo que eu soubesse pintar/desenhar, eu nunca ia ter uma idéia dessas, muito bom MESMO 😀

Comentário por Arthur

Olá.
Fiquei realmente impressionado com tamanha beleza e sensibilidade ao produzir duas figuras extremamente expressivas. Tenho um grupo de teatro e estou montando um espetáculo chamado “O Ranger dos Dentes” com poesias sobre a loucura, a insanidade, o amor e o ódio. Com músicas do Nirvana e Pearl Jam. Gostaria de saber se vc me autorizaria em reproduzir essas obras para servir de cenário ao meu espetáculo. O espetáculo é alternativo e pretendo aprsentá-lo em um museu que existe aqui na cidade. Agradeceria se vc entrasse em contato. Grato!

Comentário por Fabiano Muniz




Deixe um comentário

